terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sim, continuo sendo um novato

Pô, eu fiz um blog para meu primeiro filho. Theo nasceu antes da hora (pelo menos da minha hora...), passou dois meses e 10 dias na UTI, entrou na escola, começou a tomar hormônio, cresceu, está perto de fazer 6 anos e agora tem um irmão. Seria injusto eu não voltar aqui e escrever algo sobre o Tito.


Principalmente porque o nascimento do Tito mostrou que eu serei um pai novato para sempre. Dois filhos, duas experiências de parto completamente diferentes. Parto normal e humanizado, na mão de duas profissionais de primeira, como as doutoras Juliana e Rita. A conversa, as risadas, os toques, o contato imediato com o corpinho do Tito. Sim, faz diferença. Afinal, só pegamos o Theo no colo quando ele tinha um mês de vida. É uma vitória também para a Fernanda, cansada de ouvir opiniões sobre quem escolhe parto normal ou cesariana. Pois é, quando deu para escolher, ela mostrou para ela mesma que conseguiria passar pelo normal mesmo depois de ter sofrido uma cesárea.

Voltaram as noites insones, o choro estridente, os banhos com água para todo lado, o cuidado para o xixi não molhar tudo, as preocupações com o olhinho remelento. Mas agora temos outra criança para tomar conta ao mesmo tempo. Mesmo com toda a ajuda da família (muita ajuda da família, diga-se de passagem), a gente fica pensando que a atenção para o Theo está menor, que precisa dar mais carinho para ele e tal. E Theo tem dado uma lição na gente. É um baita irmão mais velho, quer participar do jeito dele e está empolgadíssimo.

Mas talvez a maior diferença esteja na alimentação do Tito, por incrível que pareça. Theo não teve a oportunidade de se alimentar diretamente nos seios da mãe. Não deu. Fernanda agora faz questão de amamentar. Está sofrendo. É mais do que dolorido, mesmo seguindo à risca as orientações das enfermeiras. Mesmo assim, ela amamenta com uma alegria contagiante, conversando com o Tito, tratando o pequeno com um carinho exemplar.

O ano de 2014, que começou mal, não poderia ter um fim mais feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre um recomeço. Ainda bem que tenho vc e Theo ao meu lado.
Te amo!!!
Lindona