quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Seu primeiro nascimento


O medo faz parte da vida, Theo. Em vários momentos você vai sentir. E na maioria deles, você vai ter que ser mais forte que o medo. Foi assim que aconteceu comigo durante quase duas semanas, a partir do dia 13 de fevereiro. Sim, uma sexta-feira 13. Receber a notícia que você já precisava lutar pela sua vida antes de sair da barriga da sua mãe tornou-se um peso enorme para mim. Porque, ao lado do medo, eu também carregava um imenso sentimento de impotência: não havia nada que eu pudesse fazer. Nada.
Quer dizer, havia. E comecei a alimentar minha fé, minha esperança em pensamentos e palavras. E na certeza que eu tinha que ser forte para manter a sua mãe também forte. Chorei sozinho porque somente com Deus eu podia mostrar meu lado humano e fraco. Naquela hora – que sua mãe e meus amigos e amigas me perdoem, Theo –, eu precisava colocar minha máscara de super-homem e agir com uma tranquilidade que não era minha.
Criei teorias teológicas. Tipo: cada ser humano tem direito a pedir um milagre em toda a vida. E eu implorei pela sua, Theo, e pela sua mãe. Fui a uma missa e só pensava em vocês dois. Sua mãe, ao meu lado, não conseguia se segurar. Mas seu pai foi forte, Theo. Eu tinha que ser forte, eu queria ser forte. Quase desmoronei na hora do Pai-Nosso. Uma menininha, de seus seis ou sete anos, com os cabelos castanhos bem claros, me olhou, sorriu e me deu a mão. Aquela mãozinha delicada, tão pequena… foi como seu eu segurasse a sua mão, ajudasse você nessa sua luta para sobreviver.
Está ficando piegas demais esse texto, mas não tenho como fugir disso, Theo. Porque é incrível como uma pessoa consegue se apaixonar, amar profundamente alguém que ela só conhece através de sons refletidos, que só sentiu com toques pela pele de outra pessoa, que só ouviu as batidas do coração. E aí você nasceu. Eu agora vejo você por uma placa de acrílico. Você está lá, pequeno, muito pequeno. Mas forte de verdade, e não só com uma máscara como seu pai. Eu e sua mãe chegamos perto de você e você se mexe. Nós dois falamos e você responde como se fosse por sinais.

Não dá para pegar você no colo, mas dá para tocar você. Aí eu me sinto forte de verdade, Theo. Você teve seu primeiro nascimento no dia 23 de fevereiro, e toda vez que eu toco em você, eu também renasço. Agora espero te cheirar, te abraçar forte, sentir sua respiração, seu coração aqui pertinho. Agora eu espero seu segundo nascimento.

17 comentários:

Anônimo disse...

Não se condene, Leo.
Fiz coisas parecidas enquanto o Eduardo esteve na UTI.
Disse à Graça que estava tudo bem, quando, no fundo, eu morria de medo que ele não resistisse.
E, perdido no meio da dor, cheguei a pedir que Deus nos trocasse de lugar (como se isso fosse possível).
O importante é que tudo acabou bem, assim como acredito que tudo ficará bem com o Theo.

Estamos com vocês!

K disse...

puts...
sem palavras.

Anônimo disse...

SEU FILHO É O TOURO MAIS BRAVO QUE JÁ VI!
É A CRIATIRA MAIS AMADA!
QUE VEIO PARA NOS ENSINAR, A AMAR, A ACREDITAR, A TER FÉ!
AMO DEMAIS...
CHORO, POIS QUERIA TE ABRAÇAR E PASSAR POR ISSO NO SEU LUGAR, MAS PELO MENOS POSSO ESTAR PERTO.
VOCÊ É LINDO, FORTE, UM PAIZÃO, MARIDÃO, EXEMPLO DE IRMÃO MAIS VELHO.
SINTA-SE ABRAÇADO E SAIBA QUE SEU PEQUENO FILHO JÁ ME ENSINOU MUITO E AINDA VOU CORRER MUITO ATRÁS DELE E CONTAR MUITAS HISTÓRIAS DA TIA DÉBORA, INVENTADAS NA HORA COMO DA VOVÓ ZILDA.

Anônimo disse...

Eu também vou te falar....me mostrei uma fortaleza perto da minha melhor amiga. Mas quando chegava em casa desabava em lágrimas. Agora, uma felicidade tomou conta....sei que ele vai crescer e já já estará em nossos braços!!!

PARABÉNS PELA FORÇA E PELO FILHO!!

Anônimo disse...

Eu é que também não vejo a hora de pegar esse menino no colo! E pode ter certeza que esse é só o primeiro grande desafio do Theo. Depois vem o aprender a andar e a ler, a escola, o vestibular...

bjos,
Tia Bel =)

Anônimo disse...

Para o pequenino e GRANDE GUERREIRO: Theo

"Que os caminhos se abram à sua frente;
que o vento esteja sempre ao seu favor;
que o Sol aqueça sua face.
E a chuva caia suavemente sobre seus campos;
e até que nos vejamos novamente,
que o Senhor te guarde na palma da mão.

E que assim seja”.
(autor desconhecido)

Nanda e Léo: confiem em Deus e tenham certeza que logo, logo tudo isso vai passar.

Invocamos todas as bênçãos e proteção de Jesus ao Theo.
Beijos
Titia Fê (amiga da Dindinha Carol), Tio Maurício e amiguinha Luana.

Anônimo disse...

Lindo texto, Léo!
Você tem sido um guerreiro. Aliás, você, Nanda e Theo.
Eu ainda não consigo colocar em palavras todas as coisas que tenho sentido nesses dias... mas estou imensamente feliz por Theo ter chegado e pela recuperação dele e da Nanda.
Beijos,
Carol

Anônimo disse...

Parabéns papai!!!!
O Theo é mesmo muito forte! E ele com certeza vai ser orgulhar desse paizão q ele tem!
Estou daqui mandando minhas orações pra vcs 3!
Bjs... Fê Cruz

Anônimo disse...

Ops.. Ele vai SE orgulhar...
Bjs... Fê Cruz

Anônimo disse...

Ae Leo!!!!!
Talvez seja mais facil te encontrar aqui do que por e-mail.

Direto do Canada, mando um grande abraco virtual por tudo!!! (pelo nascimento do Theo e pelos momentos dificeis).

saudades!

Daniel

Anônimo disse...

Leo!
Adorei o texto... Eu adoraria receber um texto assim do meu pai!
Estou rezando por voces. Tenho certeza que ja ja o Theo vai estar no seu braco... :)
Um beijao enorme pra voce e pra Ferds!!!
Eliza

Anônimo disse...

A gente pensa que sabe tudo. Sabe amar, sabe sofrer ... No entanto, quando a gente é presenteado com tamanho amor, que transborda vindo bem lá do fundo, que contagia pela pureza e paixão, temos que admitir nossa eterna condição de aprendiz.
Não tem como não se emocionar com os filhos que teimam em se tornar pais.
É assim mesmo.
Fica esse espanto pela nova vida que arrebenta e, já tão independente, protesta e clama por seu lugar.
A gente quer abraçar e dizer prá dor ir embora porque ele é nosso.
A gente quer lamber e purgar todo o amargo que a vida, teimosa, vem tão depressa prá assustar nosso pequenino.
A gente fica do tamanho deles, mas com uma dorzinha danada incomodando o peito. Dor de gente grande, que, impotente, olha pelo acrílico e, entre tantas conversas com Deus, agora muito frequentes, fala pros lados: é o meu filho. É o Theo!
É, essa vida tão maravilhosa também já nos proporcionou esse momento de infinito orgulho de dizer: é o meu filho. É o Leo!
Espera só mais um pouquinho mamãe Fernanda. É que o danadinho do Theo mau chegou e já tirou férias, mas muito em breve, entre beijos e fraudas, ele estará bem pertinho da gente.
Com carinho,
Seus pais Luiz e Zilda.

Unknown disse...

Meu Pai do céu!
Eu tenho muito que agradecer a alegria do momento em que estou vivendo. Agradecer pelos amigos que eu tenho (apesar de não saber demosntrar a eles). Agradecer os exemplos que o Senhor coloca na minha vida. Agradecer principalmente, por ver o que é amar incondicionalmente. Obrigada meu Pai! Obrigada!

Léo, se ser piegas é amar do jeito que voce amam, eu também quero ser assim!
Parabéns papais!

DanyZinha disse...

Leo, sem palavras, apenas lágrimas.
Parabens!
Seu filho é um campeão e esta luta será a primeira de muitas que virão na longa estrada desse guerreiro que com certeza encontrará em você e na Ferds grande exemplos a seguir!

Fiquem com Deus!

Bjos

Leo disse...

Vou pedir para meu pai e minha mãe escreverem alguns textos para mim, porque o deles ficou melhor que o meu, eh, eh, eh!
Todos vocês, mesmo quem não escreveu, não sabem como a força das orações, dos abraços, dos telefonemas, dos recados, das visitas, das flores, das palavras, dos pensamentos, das intenções chega para nós três. E nós agradecemos do fundo do coração. É tanto amor que dá para sentir no ar!

Beijos e abraços!

Leo

Anônimo disse...

Eu tb só tenho a agradecer a Deus, ao Leo, à família e aos amigos o apoio e as orações.
Estamos muito felizes com a chegada do Theo e mesmo não sendo do jeito que a gente esoerava foi perfeito.
Isso só mostra o qto Deus nos ama e nos ensina a cada dia.
Obrigada a todos e principalmente ao meu Lindão!!!!
Bjos

Anônimo disse...

Lindo o que escreveu prá Theo. Isso porque descreveu o que sente seu coração. Imagino que não esteja sendo fácil. Pois as pequenas dores que vivemos com nossos filhos são na verdade imensas. E este desafio que estão passando já é por si só muito significativo. Apenas quem tem a sorte de ter filhos é que pode dizer da dor e da indescritível felicidade desta experiência. Passarão por este desafio, tenho certeza, e viverão ainda mais com intensidade a doçura e a magnitude de ser pai e mãe. Sorte prá vocês e pro Theo. Que Deus os abençoe, proteja e dê forças para passar por este momento, prá que vivam em breve outros de satisfações imensas. Pensaremos em vocês e se precisarem estamos bem aqui. Muitos beijos de Luisa, Laura e Titia duas vezes Iná.