quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Uma historinha pra você...


Papo besta. Eu sei que essa preocupação é inútil e o discurso pode cair no vazio. E você só vai me escutar quando tiver mais de 18 anos. Mas vai assim mesmo. Seu pai sempre gosta de contar histórias das coisas que ele viveu. Como da vez em que ele participou do Rally dos Sertões. Pode acreditar, foi uma experiência e tanto de vida. Quando eu puder, levo você para o interior, para conhecer uma galera muito diferente da cidade. Não sei se ainda existirão pessoas tão ingênuas quanto aquelas que conheci. Como um pequeno agricultor do Tocantins, que correu para dentro de casa, tirou filhos e mulher e saiu fugido ao ver um helicóptero chegando: "O passarão chegou para pegar a gente, mulher! Foge!".

Ou então uma senhora ainda em Goiás. Jacira era o nome dela, assim como o da sua bisavó. Ela fez questão de levar aquele bando de jornalistas para conhecer a casa dela. Era feita de barro, com telhado de sapé. E fogão a lenha. Tinha quatro cômodos: uma sala e três quartos. A cozinha e o banheiro eram do lado de fora. Na sala e nos quartos, a mesma mobília: dois tijolos que apoiavam uma tábua longa. Servia de cama e sofá.

Dona Jacira não parava de sorrir e contar como tinha conseguido sustentar os muitos filhos depois que o marido saiu de casa. Possuía umas galinhas, uma vaquinha, um boi, um bezerro. Ofereceu laranja pra todo mundo e não aceitou qualquer tipo de ajuda. "A gente consegue viver muito bem com o que a gente tem."

Me lembrou uma outra viagem que fiz para Cuba. Não sei se na sua época vai mudar, mas quando eu fui, o povo precisava de coisas como lápis, sabonete, caneta, pasta de dente. Uma brasileira ficou com pena quando uma mulher passou vendendo amendoim, que custava um dólar o saquinho. A brasileira deu dez dólares e falou que não queria troco. "Não quero esmola. Eu trabalho e quero ganhar por isso", falou a vendedora.

Não confunda isso com ingratidão, pouco caso ou desdém. Para quem tem todas as chances do mundo, e sempre teve, pode parecer. Para quem tem tudo desde que nasceu ou para quem não lembra o que já sofreu na vida, pode parecer. Mas não é. Isso é ter auto-estima alta, saber o que se vale. É saber a diferença entre pena e generosidade. É se dar o valor. Até que você cresça (sim, apesar da estatura do seu pai e da sua mãe, você vai crescer), espero que vários outros brasileiros tenham essa consciência. E que você seja gente em um país e em um mundo bem mais justo, bem mais humano. Sem hipocrasia, sem vãs esperanças.

9 comentários:

Unknown disse...

Já tô até vendo a cena, joãozinho/mariazinha leva um amigo/a pra casa e pro seu desespero lá vai o Léo recontar todas as histórias e piadas do estoque.
Mas se a lista der uma renovada nos próximos 10 anos já vai ser um avanço, pelo menos pros amigos... hehehe

Anônimo disse...

Ai....Que saudades de escutar vc contando essas aventuras e eu morrer de rir ou chorar...
Bons tempos que deixam marcas.

Beijos,
Ju (Dinda e tia coruja)

Anônimo disse...

Eu posso dizer que adoro as suas histórias e acho super importante mostrar desde cedo os verdadeiros valores da vida. Nada melhor que seus exemplos para ensinar tudo isso ao pequenuxo (tomara que ele cresça!!)
Bjos,

Marcela

Felipe disse...

Leozinho, enquanto você existir, existirão pessoas ingênuas e puras. Seu filho pode ficar tranqüilo que ele terá sempre o exemplo de samarianismo e humildade ao lado.

Atenciosamente,

Anônimo disse...

Que lindo texto, Léo!
Se depender de vocês 2, do pessoal lá da sua casa e lá de casa, tenho certeza que o bebê será uma GRANDE pessoa, no sentido dos valores, pelo menos.
Beijos, Cunhadinha.

Anônimo disse...

Lindão,
Poxa nem vou ser a primeira a comentar :(
Vc e suas histórias que eu amo, mesmo ouvindo elas milhões de vezes. Ainda bem que temos uma pessoa que sabe contar causos pq se depender de mim, tadinho(a), nem histórinha de dormir vai ouvir hehehe...
TE AMO!

DanyZinha disse...

Mas nossa, com histórias interessantes como essa, esse bebê vai ter uma imaginação pra lá de fértil! hehehe
bjoks

Anônimo disse...

Tadinho da baby, nem nasceu e já sabemos q ele será nanico! Hehehehe......
Bjssss

K disse...

Fantástico!