segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Coisas que você vai ter que enfrentar



Tem um cara que seu pai gosta muito. Aliás, é até xará do seu pai. Chama-se Leonardo Boff. É meio complicado de ler seus livros, mas pode crer que vale a pena. Passa uma mensagem de integração com o universo, de paz, de participação, de se enxergar e de ser no outro. Ele era franciscano, uma ordem dentro da Igreja Católica. Não vou me alongar agora, mas Boff pediu para sair da ordem por causa de uma série de fatores. Mas não deixou de carregar com ele o espírito dos pobres de Jesus. E também uma inteligência e uma sensibilidade fora do comum. Tanto que os franciscanos fizeram um encontro aqui em Brasília e ele foi convidado. Mas depois Boff teve que retirar sua participação porque, segundo uma entrevista que li no Correio Braziliense, a Arquidiocese de Brasília disse que alguns palestrantes daquele encontro "não estavam em comunhão com a Igreja". Não é verdade, filho/a. Ele está em comunhão com Igreja. Talvez não com o Vaticano, mas com a Igreja, sim. Mas isso eu vou explicar quando você estiver um pouco mais velho. Por enquanto, deixo aqui uma homenagem a Leonardo Boff, aos franciscanos e a todos que lutam pela justiça neste mundo.

Carta aos Governantes dos Povos

Por São Francisco de Assis

A todos os podestás, cônsules, juizes e regentes no mundo inteiro, e a todos quantos receberem esta carta, Frei Francisco, mísero e pequenino servo no Senhor, deseja saúde e paz.

Considerai e vede que "se aproxima o dia da morte"(Gn 47,29). Peço-vos, pois, com todo o respeito de que sou capaz que, no meio dos cuidados e solicitudes que tendes neste século, não esqueçais o Senhor nem vos afasteis dos seus mandamentos. Pois todos aqueles que o deixam cair no esquecimento e "se afastam dos seus mandamentos" são amaldiçoados (Sl 118,21) e serão por Ele "entregues ao esquecimento" (Ez 33,13). E quando chegar o dia da morte, "tudo o que entendiam possuir ser-lhe-á tirado" (Lc 8,18). E quanto mais sábios e poderosos houverem sido neste mundo, tanto maiopulta "tormentos padecerão no inferno" (Sb 6,7).

Por isso aconselho-vos encarecidamente, meus senhores, que deixeis de lado todos os cuidados e solicitudes e recebais com amor o santíssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ocasião de sua santa memória. Diante do povo que vos foi confiado, prestai ao Senhor este testemunho público de veneração: todas as tardes mandai proclamar por um pregoeiro, ou anunciai por algum sinal, que todo povo deverá render graças e louvores ao Senhor Deus Todo-Poderoso. E se não o fizerdes, sabei que havei de dar conta perante vosso Senhor Jesus Cristo no dia do juízo.

Os que levarem consigo este escrito e o observarem saibam que serão abençoados por Deus nosso Senhor.

3 comentários:

Anônimo disse...

E foi num retiro franciscano que nos vimos pela primeira vez =)
TE AMO!

Felipe disse...

Ezequiel 25:17

O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens de mal.

Abençoado é aquele que no nome da caridade e da boa-vontade pastoreia os fracos pelo vale de escuridão, para quem ele é verdadeiramente o seu irmão protector e aquele que encontra as suas crianças perdidas.

Eu atacarei com grande vingança e raiva furiosa todos aqueles que tentam envenenar e destruir os meus irmãos. Tu saberás: chamo-me Senhor quando a minha vingança cair sobre ti.

Leo disse...

Pulp Fuckin' Fiction...