terça-feira, 25 de novembro de 2008

"Desperta o gigante brasileiro..."


Theo, você vai ouvir muitas coisas sobre Brasília. Mas o pior é que eu, seu pai, não serei o primeiro a defender a cidade. Como várias outras pessoas, tenho uma série de ambigüidades sentimentais sobre a "capital da esperança". É muita paixão e ódio, empolgação e preguiça, vontade de abraçar e pregar em uma cruz.
Brasília tem a mesma força para me desinflar e olhar sem esperança para frente como para me direcionar para um horizonte amplo e me inspirar.
A cidade dos churrascos-nas-casas-dos-amigos-dos-Lagos e dos shoppings-lotados-no-sábado também é o lugar onde vivi toda minha vida, fiz meus amigos, chorei amores, me apaixonei e encontrei minha alma gêmea. Ao mesmo tempo em que eu reclamo que aqui não tem nada para se fazer, não consigo encontrar um tempo no fim de semana para ler um livro ou assistir a um jogo do Campeonato Inglês, de tantos compromissos. E mesmo sendo um cara caseiro, que não gosta muito de sair, tenho aí uma média de cinco ou seis festas-com-dança por ano. Pode crer, Theo, é um exagero para o seu pai.
Não aceito que falem mal de Brasília porque a cidade é a terra dos políticos corruptos. E de onde vêm esses políticos? Não aceito que falem mal de Brasília porque é uma terra onde tudo é distante. E o diabo do trânsito de São Paulo e Rio de Janeiro? Não aceito que falem mal de Brasília porque a cidade é a terra onde nada se tem para fazer. Vocês já vieram a Brasília para saber se isso é verdade?
Mas, cá entre nós, eu gosto de falar mal de Brasília. Desde que seja só eu e os candangos. É tipo aquela propaganda de um chinelo em que o ator e o dono da barraca na praia metem o pau no Brasil. Mas chega um argentino e se intromete. Aí o Brasil se torna o melhor lugar do mundo. E eu vou dar esse gostinho para cariocas, paulistas, gaúchos, pernambucanos etc?

3 comentários:

Unknown disse...

Mas vc adora me encher o saco falando mal de Brasília, só pq eu adoro aqui e não queria morar em nenhum outro lugar.
Outras cidades só pra passear e voltar pra ver como eu gosto da nossa cidade.
E é aqui que o Theo vai nascer e viver pelo menos uns bons anos de sua vida.
TE AMO, meu Lindão!!!

berna beat disse...

pequenino, seu afreskalhado.
passe aqui em kasa logo mais.
a fernanda e tu...
que a cibele está armando aqueles eskemas lah dela.
minhas considerações!

Anônimo disse...

Eu também amo Brasília. AMO-ODEIO. Mas não permito que pessoas de fora metam o pau. Queria muito poder criar meus filhos aqui também. Com os churrascos, showzinhos de rock no quintal da casa de alguém, festinhas, pontão, e essas coisas....hehehe