sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Leituras e releituras


Eu devia ter uns oito ou nove anos de idade. Mas desde antes, quando chegava à casa dos meus avós paternos, na Asa Norte, fica boquiaberto, olhando para cima. Meu alvo era uma estante de um marrom muito escuro, quase preto. E lá em cima estavam vários livros de capa verde. Uma coleção inteira de Monteiro Lobato. Assim que aprendi a ler, meus avós me deram todas aquelas obras. Acho que eram uns 10 livros. Acabei em três ou quatro anos de ler tudo. E até hoje sou um ardente perseguidor das letrinhas.

Quer dizer, ultimamente tenho andando meio relapso. Blog, trabalho, preparações para o bebê, muita televisão. Enfim, posso dar milhares de desculpas. Mas isso é só uma questão de tempo. Já separei Radical Chique e o Novo Jornalismo, do Tom Wolfe. Começo a ler neste fim de semana. Sem falta. Mas o que eu queria dizer mesmo é que tenho o penoso objetivo de fazer com que Theo também se apaixone por livros, como aconteceu comigo.

Apesar da cara feia da Fernanda, montei uma pequena biblioteca na nossa sala. Não tem nenhum livro de criança, mas já estou pronto para comprar alguns (calma lá, né, o moleque ainda nem nasceu...). O mais importante é ele ficar olhando para cima, vendo todas aquelas capas coloridas e, de repente, pedir para eu pegar um para ele, mesmo que seja só para ficar olhando as figuras. Quem sabe ele não aponta para A Sangue Frio (Truman Capote), que tem um vermelho intenso. Ou para Timbuktu (Paul Auster), também vermelho sangue. Ou pelo menos Slam (Nick Hornby), que é preto mas com letras alaranjadas.

Bom, se a visão de Theo não chegar até lá em cima, pelo caminho ele vai encontrar o computador. Já é um começo. O problema é que logo à esquerda temos a Televisão, em uma posição bem mais baixa, fácil, fácil para se mexer. Ai, meu Deus, será que é melhor eu colocar os livros mais embaixo?

5 comentários:

Anônimo disse...

hahahah... eu não acho ruim seus livros na sala... só não pode entupir e começar a esplahar livros por outros lugares que não a estante dele hehehe...
Esses livros do Monteiro Lobato estão na sua mãe, bem legal. Pena q não tem todos mais =/
Espero mesmo q o Theo se interesse por leitura, eu só comecei a ler mais depois que te conheci... q lindão!!!

Felipe disse...

O A Sangue Frio está na minha prateleira. E o Slam é um bom pra ele ler. Dá aquelas da coleção vaga-luma (Xisto e isso, Xisto e aquilo, Bem-Vindos ao Rio), os de futebol e o Marcelo Marmelo MArtelo pra ele.

Quando ele tiver na idade de bater punheta já, dá os do Nelson Rodrigues, Jorge Amado, GG Marquez e, se for um animal em erupção hormonal, dá os do Pedro Juan Gutierrez (apesar de eu achar chato e escatológico demais).

Pega umas dicas com baby Berna.

Abssss

berna beat disse...

henry miller. o que te cair na mão.

Leo disse...

Quem tiver mais idéias, mesmo que sejam sem noção como as do Felipe, pode contribuir!

M. B. disse...

Olha só, Leo, que coisa!
Também comecei as minhas leituras bem pequenininha, com um livro do Monteiro Lobato que ganhei. E nunca mais perdi o gosto! Eu gostava das principalmente das Fábulas e do Saci. :D