segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Meu filho, Theo


O nome é Theo. Não vai ser unanimidade. Tudo bem, a unanimidade é burra. Mas existem motivos, existe um significado, uma razão. Em primeiro lugar, vários nomes passaram pelas nossas cabeças. Quando um gostava, o outro não. Quando o outro gostava, o um não. Até que surgiu Theo. Os olhos brilharam, os sorrisos se encontraram, os pensamentos concordaram.

Seria Téo? Teo? Théo? Theo? Gostamos do último. Vai ser assim, Theo. Para mim, antes de saber o significado, era um nome pequeno e forte. Curto, simples e que vai direto ao ponto. Também parece com Leo. E isso já é uma vantagem...

Theo também remete, de forma meio óbvia, ao nome grego para Deus, para as coisas relativas a Deus. Na verdade, como nome de pessoas, significa presente de Deus. Correndo o risco de cair em um lugar-comum e ser piegas, nosso Theo pode se sentir assim. Para mim e para minha companheira, a graça de ter nosso filho é algo que não pode ser pensado ou sentido apenas como algo vindo de uma relação humana.

Vi em outro site que também há uma raiz eslava no nome. Pode ser uma variação do nome Thor. Mas isso é especulação. Em eslavo quer dizer Deus da Guerra. Segundo o site, é o nome de pessoas corajosas.

O que mais me salta a vista no nome Theo, porém, é a letra T. O Tau. O símbolo de São Francisco de Assis. E foi em um encontro franciscano que eu e minha Alma Gêmea nos encontramos pela primeira vez. Nos casamos na igreja Santo Antônio, uma paróquia franciscana. Antes de me casar, eu tinha uma pequena coleção de São Francisco. Ainda hoje, na nossa casa, duas imagens de São Francisco ficam sobre nossa cama.

Eu posso pensar em outros vários significados verdadeiros e profundos (para mim) do nome Theo. Mas agora só tem um que importa: Theo é meu filho.

33 comentários:

Anônimo disse...

Adorei Lindão... nem tinha pensado ainda em tantos significados mas cada um tem sentido.
Nossa Theo é mesmo um presente de Deus, vai ser uma pessoa corajosa e será fruto do nosso grande AMOR!
TE AMO

Anônimo disse...

NossO Theo

G. Fernanda disse...

Bem primeiro acho que as coisas acontecem ao acaso por um motivo, passando pelo totalmente sem noção, eu vejo em um dos blogs favoritos o blog "Aventuras de um novo pai" Quando chego vejo o nome "Meu filho, Théo", bem agora vamos as coicidências e que sou tambem uma futura mamãe que vai ter um futuro Théo o meu com acento, um nome que foi sonhado, de fato assim...

Tambem tenho um papai babão que escreve num blog secreto pra mamãe e pro nosso Théo....

Parabens a você e mamãe desse "presente de Deus"

berna beat disse...

pequeno!
estimas!
mas seria theo de theobaldo?

Anônimo disse...

Nome pequeno, mas com um significado enorme. Viva o Theo!!!!!
Beijos nos 3.

Leo disse...

Considerações:
- Também te amo, Lindona!
- Nandinha, as coincidências não acabam: minha esposa também se chama Fernanda!
- Berna, é Theo só. Mas Theobaldo eu também acho bonito.
- Ju, o problema será o sobrenome enorme que ele deve levar...

Felipe disse...

Teófilo Ottoni
Teobaldo
Téo José
Teteu
Theo Saad
Zé Teodoro

Anônimo disse...

Quanto ao sobrenome....O meu tb é enorme!!!!!! Nome de princesa e de príncipe....rs.
Um dia qdo tiver tempo, eu te falo o meu nome completo.....
Beijos saudosos.

Anônimo disse...

Ju, fiquei curiosa.
O do Theo será:
Theo Lobo da Silveira Meireles de Oliveira
hahahaha...

Felipe disse...

Se eu fosse o Leozinho, modernizava e deixava o nome da fernanda por último. tipo

Theo Leonardo (já que o nome é Luiz, Leonardo é sobrenome) Lobo Meireles de Oliveira da Silveira.

Hellen Toledo disse...

Que lindo a história de vocês, de ter se encontado num encontro Franciscano. O nome é lindo, Parabéns, pelo flho.
Estava eu procurando o significado do nome e me deparo com seu blog, achei linda a iniciativa de um pai fazer uma homenagem ao filho. Sinal de pai atencioso e amoroso. Deus abençõe sua familia.
Abraços!

Fernanda disse...

Olá..tenho que fazer uma redação para o meu filho do pq e como escolhi o nome dele, nisso encontro o seu blog. Me emocionei muito, pois lembrei deste momento mágico de qdo falamos pela primeira vez o nome Theo e tudo se encaixou...Qdo estava esperando minha caçula, antes mesmo de saber que seria uma menina entrei em p\ãnico, que nome escolher agora depois de já ter um filho com um nome tão forte e marcante?! Aí aconteceu a mesma mágica e veio a Sara...agora temos nosso pequeno Deus e nossa pequena Princesa...Apesar de escolher estes nomes desejando tuda a força deles para as crianças, tenho certeza que foram eles que escolheram os nomes e não posso me sentir mais honrada por ter tido esta oportunidade. Desejo a vcs todo o tesouro do mundo!!! Sejam felizes!!! Um beijo Fernanda

Unknown disse...

Olá... Tenho um filho THEO.... e hoje, veio na lição de casa dele "procure o significado de seu nome..."... Sim, meu filho já faz lição de casa (tem 4 anos)e é apaixonado pelo nome desde sempre... Perguntam sempre para ele "só Theo?" e ele, indignado,: "Não! Theo Mendes!" querendo dizer o sobrenome... pois para ele (assim como para nés) "Theo" já diz tudo ! Sempre amei este nome, desde antes de ter minha filha mais velha (a Mel - sim, somente MEL), e, o significado sempre foi muito simples para meu marido e eu... Deus, a base necessária para toda familia...

Unknown disse...

Bom , eu tbm estava apenas procurando significados de nomes ,então resolvi buscar por Theo, que será o nome do meu filho, se for menino, que nascerá em 5 ou 6 anos____rsrs. Mas o nome está escolhido desde já rssr. Então encontrei esse blog.... que lindo....é realmente encantador ver -principalmente um homem- vivendo essa fase, de forma tão bonita .
Dividindo um pouquinha da sua intimidade conosco, dando depoimentos tão simples e sensíveis . Da forma como você expôs ,até saber com detalhes as caracteristicas do cocozinho do seu filho se torna bonitinho___rsrs .
Agora o Theo já deve está com pouco + de 1 aninho de vida , muito esperto e dando muita alegria a todos da família.
Serei muito feliz ,se o futuro pai do meu futuro Theo ,se mostrar tão participativo e amoroso quanto vc.
PARABÉNS !!!!
O Theo certamente é muito amado, e no futuro, quando ele tiver bem crescidinho , poderá ver como esse amor foi vivido -por meio desse blog.
Que Deus ilumine os caminhos dele por toda a vida, e lhe conceda muita saúde e felicidade em excesso....

Theo, que vc se torne um homem forte e de caráter admirável..
Boa sorte!!!!!!!! bjos
Com carinho...
Maysa

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Bruno Reinoso disse...

Minha esposa está grávida de 4 meses, se for menino também vai se chamar Theo, o mais curioso nisso tudo é que nossa situação foi identica, a aceitação dos dois foi imediata. Parabéns...

Lygia Coghi disse...

Olá,

Achamos o blog de vcs pela internet e adoramos!

Queremos parabenizar pela escolha do nome do filhote!

Theo é o nome do nosso futuro filhote também!!!

Mas no nosso caso será "Théo"!!

Todos especiais de sua maneira!

Para nós o nome tbm significa muito e foi muito forte na decisão!

Um nome curto, forte, masculino e ao mesmo tempo, doce e carinhoso! Tudo que temos a certeza que vamos nos empenhar ao máximo para que nosso filhote seja!

Um forte abraço,
Lygia & Ricardo.

Aline disse...

Achei seu site numa pesquisa de significados para o nome Theo, já que vamos ter um baby e Theo é o nome que escolhemos caso seja menino. Fiquei muito emocionada com seu depoimento sobre ser pai e sobre o significado de Theo. Ser responsável por uma vida é maravilhoso! Q seu baby tenha uma vida muito feliz!

Regiane disse...

Me emocionei.... Eu e meu marido estamos esperando um pequeno, o primeiro filho. Estamos grávidos de 5 meses. Vários nomes passaram pela nossa cabeça, todos pequenos: Lucas, Mateus, João, Pedro... e Teo, Téo, Theo, Théo...rs... Assim como vocês... Estava procurando pelo significado quando vi seu post e me emocionei. Acho que também vamos ficar com o Theo...rs... Tudo de bom pra vocês!

Wesley disse...

Muito bacana o que foi postado aqui. Meu primeiro filho será tb Theo, Dádiva de DEUS, amigo do Thor, e não é diminutivo de Teobaldo, mas de Theodore, hehe. Nascerá agora, em 2012 já campeão brasileiro, como o pai, mas o mais importante, e o que realmente importa, é que nascerá com saúde, como toda criança deveria nascer.

Fernanda disse...

Gente que lindo esse post!!!! Fernanda parabéns pelo seu marido deve ser um paizão... abençoado Theo.
Nossa história também foi muito parecida.. estou grávida e 5 meses e mtos nomes passaram pela nossa cabeça, mas sempre caíamos em um impasse o que eu gostava meu marido não gostava até que lá estava eu no facebook compartilhando com os amigos nossa indecisão e um dos amigos mais zueiras brincou ahh coloca logo Theobaldo..... na mesma hora falei Theo para o meu marido (apenas Theo) e foi de imediato os dois gostaram, depois vimos o significado e pronto tudo se encaixou vejam essa definição de Theo que perfeito:
O nome Theo significa Deus da guerra e como tal a santidade de seu nome reflete-se em amor e compaixão. É um ser bom, que se puder só faz bem aos outros. Dono de uma personalidade forte e bem vincada, é calmo e descontraído. Aprecia a natureza e sempre que pode diverte-se ao ar livre, na companhia daqueles que mais ama. Aprecia a arte e a beleza natural das coisas mais simples.

Tatiane disse...

Estava em dúvida sobre o nome Théo e pesquisava sobre o significado quando achei seu blog, que pelo visto já tem alguns anos que criou este post, mas continua prá lá de original. Me emocionei com o seu relato e confesso que passei a gostar mais ainda do nome. Fico feliz que uma mensagem tão linda foi compartilhada com tantas pessoas. Já tenho um filho, chamado Lucca, e acredito que Théo combinará muito com o nome do irmão. Também casei em uma igreja de Santo Antonio e achei sua observação bastante interessante. Felicidades pra você!!!

Tatiane.

Anônimo disse...

Nosso Theo nascerá em janeiro de 2013 e será muito amado. Já temos uma menina que chama Sophia...

dani disse...

Olá!! Lindo blog, apaixonante! Minha história com o Theo foi muito maluca, este nome veio na minha cabeça depois d eum dia de muito choro pois estou com uma gravidez de risco. Do nada minha mãe chega em casa me falando sobre o mesmo nome... na hora eu percebi que tinha algo divino nesta história e quando vi o significado dicou claro: THEO ! ele chega em fev. de 2013. achei interessante que várias mamães que aqui postaram chamam-se fernanda! Parabéns aos pais do Theo, que hj já está grandão!!!

Rogeria Lindinha disse...

o meu Theo chegou em 16 fev 2013 nao tive duvidas do seu nome todos perguntam e so Theo ou e apelido

Rogeria Lindinha disse...

retificando o ano do nascimento
16 fevereiro de 2012

Rogeria Lindinha disse...

o meu Theo chegou em 16 fev 2013 nao tive duvidas do seu nome todos perguntam e so Theo ou e apelido

Anônimo disse...

Olá pessoal, por acaso estava pesquisando, e adoro pesquisar sobre o nome do meu filho Théo Henrique. e a história do nome u do meu bebe é assim: Aquela velha história, um gosta , o outro nao, e assim vai,ja estava gravida de sete meses e nao tinhamos escolhido nome algum, cansei, ate q dei autoridade para meu esposo escolher, fiquei com medo de perguntarem se era apelido, fizeram muitas brinacdeiras tipo: theo de que?Mas aceitei, e hj amo o nome do meu filho, e qndo falo o nome dele as pessoas amam. amo o nome do meu bebe Theo Henrique.

Unknown disse...

Nossa eu tambem estava procurando o significado quando esse blog me chamou mta atenção. Estou grávida de sete meses e no maior impasse c meu marido sobre o nome pois qdo um escolhia o outro não gostava. E Theo finalmente foi o q agradou os dois. Sabendo então do significado ficou ainda mais facil decidir. Ah e tambem percebi q não sou a única Fernanda por aki kkkkkk será coincidência??

Gilci disse...

O MEU Théo chega em 01/01/2014 .. o pai nao gostou mto do nome no começo mas ja se acostumou...

Gigi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Theo Benjamin

Unknown disse...

Theo Benjamin